Nossa História

Histórico do Programa Ciência Itinerante

O Programa Ciência Itinerante foi criado na década de 1990 pelo professor Euro Oliveira ainda na época da então Escola Agrotécnica Federal de Catu, atual IF Baiano. Com o nome original de Escola Móvel o Projeto tinha por finalidade central levar um pouco do que os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária estudam na Instituição.

Com a criação dos Institutos Federais, no ano de 2008, a saída do prof. Euro da Coordenação, a Escola Móvel passou a ser coordenada pelos professores Marcelo Oliveira, Jacson de Jesus e Alexandra Carvalho, passando a ser chamar Projeto Escola Itinerante, incorporando os pressupostos da Educação Científica e da Popularização das Ciências, o Projeto passou a contar com uma estrutura organizacional centrada ainda mais centrada na atuação direta dos estudantes do Ensino Médio que passaram a ser orientados obrigatoriamente por um professor com expertise na área do Stand sob sua orientação.

O aumento das exposições nas mais diversas localidades do brasil fez com que o Projeto se recebe o fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do Edital 90/2014. Os êxitos não pararam por aí e fizeram com que o IF Baiano se aprova em seu Conselho Superior o seu processo de institucionalização. Passando a se chamar Programa Ciência Itinerante, atualmente é composto por 17 stands com um número total de 04 Coordenadores, 04 Monitores-Chefe, 17 Monitores e Aproximadamente 120 estudantes dos mais diversos cursos do IF Baiano campus Catu.

Em seus mais de 30 anos de história o Programa Ciência Itinerante já visitou centenas de comunidades, milhares de pessoas sempre estimulando as pessoas de todas as idades a terem curiosidade pelo mundo das ciências, além de estimular o potencial vocacional de centenas de estudantes, ao longo dos anos protagonizaram as feiras de ciências e exposições realizadas pelo Programa. Muitos desses estudantes hoje em dia são professores, bacharéis, engenheiros, mestres e até mesmo doutores, seguindo vidas de sucesso e se tornando cidadãos comprometidos em suas comunidades.